❈ Conclusão ❈
O presente portfólio representa a culminação de uma etapa fundamental da minha formação académica e profissional enquanto estudante do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. O Ensino Clínico realizado em contexto gerontogeriátrico, na Fundação Ferreira Freire, proporcionou uma vivência profunda e significativa, permitindo-me aprofundar conhecimentos teóricos e desenvolver competências imprescindíveis ao exercício profissional de enfermagem perante a população idosa.
O contacto diário com pessoas em processo de envelhecimento revelou-se uma experiência que ampliou a minha compreensão acerca da complexidade das necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais desta população. Aprendi a importância de uma abordagem centrada na pessoa, nos valores, crenças e nas expectativas de cada uma, tendo como objetivo promover cuidados individualizados, humanizados e baseados em evidência científica, exigindo não só conhecimento técnico, mas também uma escuta ativa, empatia e capacidade de adaptação contínua.
A articulação com a equipa multiprofissional fortaleceu a minha prática baseada em raciocínio clínico e tomada de decisão. Foi possível reconhecer o papel do enfermeiro na promoção de um envelhecimento saudável, na prevenção de síndromes geriátricas e na valorização da autonomia funcional dos idosos.
A elaboração deste portfólio constituiu um processo reflexivo de grande pertinência sobre as experiências vividas e aprendizagens adquiridas, o que me permitiu avaliar criticamente o meu percurso e crescimento pessoal e profissional ao longo do curso.
Em suma, este percurso reforçou o meu compromisso com uma enfermagem ética, competente e humanizada, assente na dignificação do envelhecimento e na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. Este portfólio não marca apenas o fim de um ciclo formativo, mas o início de uma prática profissional consciente, crítica e em constante desenvolvimento.