❈ Projeto de Aprendizagem ❈
De acordo com as diretrizes estabelecidas no guia orientador do ECIO-I e II, o presente projeto de EC tem como finalidade principal orientar e alinhar as atividades a serem desenvolvidas. Dessa forma, o projeto foi elaborado com base nos objetivos gerais definidos para o ECIO-II, a partir dos quais foram fragmentados objetivos específicos, que pretendo desenvolver e atingir a nível pessoal, e respetivas atividades correspondidas, como estão explanados de seguida.
Objetivo Geral 1:
Conceber e implementar, de forma integrada, projetos de cuidados autónomos e/ou interdependentes à pessoa idosa, demonstrando pensamento crítico na tomada de decisão.
Objetivos específicos:
-Realizar avaliações pormenorizadas das necessidades de saúde;
-Colaborar com a equipa multiprofissional de forma a implementar projetos;
-Desenvolver pensamento crítico-reflexivo.
Atividades:
1.1-Caracterizar o contexto clínico e a população-alvo;
1.2-Implementar o Projeto de Exercício Físico e Terapia de Reminiscência para Pessoas Idosas em contexto institucional;
1.3-Colaborar com a equipa multidisciplinar na construção de projetos.
Objetivo Geral 2:
Colher dados e efetuar juízos clínicos sobre respostas humanas em situações de saúde, de doença, de ameaça de vida e de transição, vivenciadas pela pessoa idosa.
Objetivos específicos:
-Realizar colheita de dados;
-Analisar criticamente os dados obtidos;
-Identificar situações de vulnerabilidade e de risco;
-Ser um elemento facilitador no processo de transição.
Atividades:
2.1-Realizar entrevistas/ questões;
2.2-Discutir com o/a colega, com o Professor Orientador e com a equipa multiprofissional os dados obtidos.
Objetivo Geral 3:
Prescrever, planear, implementar e avaliar intervenções autónomas e/ou interdependentes.
Objetivos específicos:
-Identificar diagnósticos de enfermagem;
-Planear e implementar intervenções de enfermagem direcionadas para o cuidado à pessoa;
-Avaliar os resultados obtidos.
Atividades:
3.1-Desenvolver diagnósticos de enfermagem da população-alvo;
3.2-Definir intervenções centradas nos cuidados à pessoa;
3.3-Definir os recursos humanos e materiais para realizar as intervenções e avaliar os resultados obtidos.
Objetivo Geral 4:
Reconhecer e mobilizar recursos operacionais de forma racional, em resposta às necessidades de saúde da pessoa idosa.
Objetivos específicos:
- Gerir os recursos existentes;
-Refletir sobre a eficácia dos recursos e ponderar a adoção de outros.
Atividades:
4.1-Gerir e utilizar eficazmente os recursos disponibilizados;
4.2-Avaliar a eficácia dos recursos recorrendo ao feedback dos participantes.
Objetivo Geral 5:
Demonstrar responsabilidade ética e deontológica, autorresponsabilização no processo de aprendizagem e profissionalismo.
Objetivos específicos:
-Assegurar a confidencialidade e o sigilo profissional;
-Respeitar o Código Deontológico de Enfermagem, reconhecendo a importância da ética e deontologia na ação do enfermeiro;
-Prestar cuidados conforme os regulamentos e legislação atual;
Atividades:
5.1-Consultar o Código Deontológico e o Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro;
5.2-Solicitar ao consentimento informado e colocar em prática o sigilo profissional;
5.3-Prestar cuidados tendo em conta os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem;
5.4-Discutir com os meus colegas, Professor Orientador e Enfermeiros Tutores sobre dilemas éticos vivenciados e observados.
Objetivo Geral 6:
Comunicar informação, ideias, problemas e soluções.
Objetivos específicos:
-Identificar as necessidades da Fundação Ferreira Freire;
-Criar soluções de modo a suprimir as necessidades identificadas;
-Disseminar informação com a equipa multiprofissional.
Atividades:
6.1- Debater as necessidades com o Professor Orientador e comunicar à equipa multiprofissional as mesma com soluções ou propostas de melhoria.
Objetivo Geral 7:
Estabelecer relações profissionais com pessoas idosas, família e equipas, reconhecendo a diversidade cultural.
Objetivos específicos:
-Respeitar todos os intervenientes deste EC.
-Integrar-me na equipa de enfermagem da Fundação;
-Estabelecer uma relação de confiança com o Professor Orientador do EC, com a equipa multiprofissional da Fundação e com os utentes;
-Desenvolver competências de comunicação intercultural;
Atividades:
7.1-Estabelecer uma relação profissional positiva e de confiança com os colegas, Professor Orientador, equipa multiprofissional e utentes, respeitando a diversidade cultural;
7.2-Adaptar intervenções e atividades tendo em conta a cultura dos intervenientes.
Objetivo Geral 8:
Gerir conhecimento para responder a uma questão de natureza clínica, através da pesquisa, análise e síntese de informação, consolidada numa MCL.
Objetivos específicos:
-Pesquisar em bases de dados: Medline (PubMed), B-on, Scielo e EBSCO;
-Analisar os documentos e artigos científicos integrantes da MCL;
-Elaborar a MCL;
-Elaborar o Portfólio.
Atividades:
8.1-Realizar pesquisa bibliográfica em base de dados científicos;
8.2-Formular a questão de investigação;
8.3-Elaborar a MCL e elaborar o Portfólio.
De modo a atingir os objetivos descritos e a executar as respetivas atividades, foi desenvolvido um cronograma que se apresenta no Apêndice 1.
O ECIO I desempenhou um papel fundamental na caracterização da população atendida pela Fundação Ferreira Freire, na identificação das necessidades específicas do serviço e na determinação das áreas prioritárias para um maior investimento científico.
"O envelhecimento populacional e o aumento da longevidade são das maiores conquistas neste século, no entanto também colocam novos desafios aos profissionais de saúde e da área social, que se confrontam com a necessidade de promover o envelhecimento ativo e saudável, retardando a fragilidade e o declínio funcional. Nas últimas décadas, a temática da fragilidade tem recebido cada vez mais atenção devido à elevada frequência da sua ocorrência e ao peso das suas consequências, não devendo ser encarada como uma condição inevitável do envelhecimento. No mais recente estudo europeu onde foi analisada a prevalência da fragilidade, detetou-se que Portugal apresenta 15,6% de idosos frágeis e 47,6% de idosos pré-frágeis" (Faria et al., 2021, pp. 7).
"A vulnerabilidade e fragilidade aumentam a prevalência de patologias e incapacidades, ocasionam sobrecarga familiar e elevam os custos dos serviços de saúde. Tal fato resulta em demandas complexas que exigem cuidados diferenciados, abrangendo idosos, famílias, comunidades, profissionais de saúde e gestores" (Sousa et al., 2021, pp. 2).
De acordo com Sousa et al. (2021), a fragilidade caracteriza-se como uma síndrome multifatorial, envolvendo a disfunção dos sistemas neuroendódrino e imunológico, obtendo como resultado, a perda de peso, fraqueza muscular, baixa resistência, lentificação na marcha e reduzido nível de atividade física.
Como referido por Pinheiro et al. (2020), segundo os critérios de Fred, as pessoas com maior idade, menor nível de escolaridade, sem companheiros, portadores de diversas condições patológicas (hipertensão arterial sistémica, cardiopatia, diabetes mellitus, depressão e alteração cognitiva) e indivíduos polimedicados são mais propensos ao diagnóstico de fragilidade.
Após estes dados e tendo em conta a evidência científica previamente mencionada, em conjunto com o meu colega, decidimos abordar a síndrome da fragilidade na pessoa idosa, mais especificamente a fragilidade física, como subtemática da MCL, pois, achamos de elevada pertinência e importância abordar este tema, dado que, duas das preocupações no contexto clínico são o elevado risco de queda e o comprometimento da integridade cutânea.
Esta MCL será desenvolvida na tipologia de Revisão Crítica da Literatura, tendo esta elevada relevância não só no meu desenvolvimento pessoal e profissional, enriquecendo o meu conhecimento e a minha prática, como também, para a equipa multiprofissional e utentes da Fundação Ferreira Freire, dado que permite desenvolver e adaptar AOT e intervenções, obtendo ganhos em saúde.
De modo a facilitar a pesquisa em base da dados, desenvolvemos uma questão de investigação, podendo sofrer alterações ao longo do ECIO-II. Sendo assim, a questão de investigação é: "Qual o impacto de intervenções multifacetadas na redução da fragilidade física em idosos institucionalizados?".