❈ Introdução ❈
No âmbito do Ensino Clínico Integrador Opcional II (ECIO-II), inserido no 8º semestre do Curso de Licenciatura de Enfermagem (CLE), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a decorrer na Fundação Ferreira Freire em Portunhos, sob orientação pedagógica do Professor Alberto José Barata Gonçalves Cavaleiro, foi-me proposta a realização de um Portfólio.
Como referenciado por Vasselai (2021), o portfólio é uma ferramenta que permite ao estudante reunir e organizar os seus trabalhos académicos ao longo do tempo, funcionando como um reflexo de sua evolução de aprendizagem. Mais do que um simples conjunto de trabalhos, ele possibilita a autoavaliação, a reflexão crítica sobre o conhecimento adquirido e o aprimoramento contínuo. A importância do portfólio está na sua versatilidade, podendo ser utilizado tanto como instrumento de avaliação, como metodologia de ensino e aprendizagem.
Este documento académico tem como principal objetivo demonstrar meu crescimento, aprendizagem e evolução como estudante de enfermagem. No mesmo, destaco as competências adquiridas, as experiências significativas, as atividades realizadas e uma reflexão crítica sobre elas, ressaltando sua contribuição para minha futura atuação como enfermeira, bem como as conquistas alcançadas ao longo deste Ensino Clínico.
Como metodologia, recorri a informação contida no Relatório do Ensino Integrador Opcional I (ECIO-I); realizei pesquisas bibliográficas em bases de dados como CINAHL Complete via EBSCOhost e na Scielo; em plataformas de pesquisa como a PubMed e a B-on, de forma a dar sustentação teórica a todos os documentos elaborados.
Para a génese do trabalho, foram tidas em conta as orientações do "Guia de Elaboração de Trabalhos Académicos", do "Guia para a realização de citações em texto e referências bibliográficas – Norma APA, 7ª Edição" e do "Guia Orientador de Ensino Clínico Integrador Opcional I e II- cuidado gerontogerátrico em contexto de longevidade".
No que concerne à estrutura do trabalho, este é composto pela introdução, desenvolvimento e conclusão. No que toca ao desenvolvimento, este encontra-se dividido em oito capítulos, sendo estes designados por caracterização do contexto; síntese reflexiva das aprendizagens; projeto de aprendizagem; registo de observações; evidências de desenvolvimento do raciocínio clínico; reflexões críticas no âmbito de situações vivenciadas; sínteses críticas dos seminários realizados; e por último, evidências científicas.